Vocabulário do coração – parte 3

Vocabulário do coração: confira termos importantes relacionados ao diagnóstico e tratamento de condições cardíacas

 

O coração e os vasos sanguíneos trabalham incansavelmente para manter nosso organismo em equilíbrio e pleno funcionamento. É do sistema cardiovascular a responsabilidade de transportar nutrientes e oxigênio para cada célula do corpo. Quando algo interfere nesse fluxo vital, o impacto pode ser extremamente prejudicial para a saúde.

 

Por isso, o monitoramento e os cuidados constantes com o órgão, assim como veias e artérias, são essenciais. Neste texto, convido você a explorar e entender de forma resumida termos relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que envolvem esse sistema.

 

– Ecocardiograma: é um ultrassom do coração. Um exame de imagem que permite verificar a anatomia e fisiologia do órgão, auxiliando na avaliação de características morfológicas (tamanho, aparência, espessura e formato), capacidade de funcionamento e fluxo sanguíneo. Ajuda no diagnóstico de doenças (como doenças do pericárdio e nas valvas cardíacas, insuficiência cardíaca e problemas na aorta), além de monitorar tratamentos.

 

– Eletrocardiograma (ECG): exame que registra a atividade elétrica do coração, apresentando gráficos que registram a frequência dos batimentos. É utilizado para diagnosticar arritmias, infartos, entre outras condições.

 

– Cardiograma: termo amplo que pode se referir ao registro das funções do coração, como no eletrocardiograma ou outros exames similares. É menos usado isoladamente na prática médica.

 

– Stent: pequeno tubo inserido nas artérias para mantê-las abertas, melhorar o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos tecidos. Geralmente utilizado em casos de obstrução por placas ateroscleróticas e complicações da doença arterial coronariana, doença arterial periférica, infarto, e para evitar aneurismas.

 

Os stents são em sua maioria feitos de metal ou ligas metálicas, mas também podem ser fabricados com polímero ou tecido especial. Alguns são revestidos com medicamentos que ajudam a evitar a formação de coágulos. A colocação de um stent é realizada por um cirurgião vascular ou angiologista.

 

– Cateterismo: procedimento diagnóstico ou terapêutico em que um cateter é introduzido em uma artéria para avaliar ou tratar problemas cardiovasculares, como as obstruções arteriais capazes de levar a insuficiência cardíaca ou infarto agudo do miocárdio.

 

– Angioplastia: procedimento usado para desobstruir artérias coronárias estreitas ou bloqueadas, frequentemente realizado junto com a colocação de um stent.

 

– Marcapasso: dispositivo eletrônico implantado no peito que monitora e regula a frequência cardíaca. É indicado especialmente para pacientes com batimentos irregulares – por exemplo, em casos de bradicardia (batimentos lentos) ou arritmias graves.

 

– Holter: monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração continuamente por 24 horas ou mais, ajudando a identificar arritmias e alterações transitórias no ritmo cardíaco.

 

– Teste de esforço (ergométrico): exame que avalia o funcionamento do coração durante a atividade física, identificando problemas como isquemia ou arritmias induzidas pelo esforço.

 

– Ressonância magnética cardíaca: exame avançado de imagem que fornece detalhes precisos sobre a anatomia e o funcionamento do coração, incluindo áreas com cicatrizes ou inflamações.

 

– Desfibrilador implantável (CDI): trata-se de um pequeno aparelho que fica implantado sob a pele do tórax. Um dispositivo semelhante a um marcapasso, que monitora os batimentos do coração e fornece choques elétricos para corrigir ritmos cardíacos perigosos. De modo geral é indicado para pessoas com alto risco de parada cardíaca súbita.

 

– Valvuloplastia: procedimento cirúrgico para reparar valvas cardíacas estreitas ou danificadas, permitindo que o sangue circule corretamente. Muitas vezes é realizado por cateterismo.

 

Cirurgia de Bypass: cirurgia de revascularização miocárdica. Realizada para criar novos caminhos para o fluxo sanguíneo ao redor de artérias coronárias bloqueadas.