Especialidades
A Cardiocare conta com um corpo clínico especializado nas mais diversas áreas da cardiologia, profissionais preparados para atender todas as necessidades dos pacientes.
Cirurgia Cardiovascular
Área que atua no tratamento cirúrgico de doenças do coração e dos vasos sanguíneos. As patologias tratadas pelo cirurgião cardiovascular podem ser congênitas ou adquiridas.
Entre os tipos de cirurgia cardíaca possíveis, recomendadas de acordo com cada caso, temos: revascularização do miocárdio (popularmente conhecida como ponte de safena); correção de doenças valvares, como plastia ou troca de válvulas; correção de doenças da artéria aorta; correção de cardiopatias congênitas; transplante cardíaco e implante de marcapasso.
Cardiologia Clínica
Os cardiologistas clínicos são os profissionais que realizam os atendimentos dos pacientes em consultório para diagnosticar e orientar o tratamento das doenças que acometem o coração, bem como os outros componentes do sistema circulatório.
É na cardiologia clínica que realizamos checkups e os exames de rotina e prevenção.
Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
Especialidade que tem por objetivo detectar e tratar obstruções nas artérias do coração, alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco por meio de procedimentos intervencionistas cirúrgicos com técnicas menos invasivas, como cateterismo e angioplastia.
O cardiologista intervencionista atua em doenças das coronárias, válvulas e malformações congênitas do coração com o mínimo de trauma possível ao paciente, reduzindo o risco de complicações e o tempo de recuperação.
Cardiologia Pediátrica
Especialidade médica que integra os conhecimentos voltados às áreas cardiológica e pediátrica, envolvendo o diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções ou eventos relacionados ao coração.
É a área da medicina que cuida de crianças e adolescentes com problemas relacionados ao órgão e aos vasos do sistema circulatório – veias e artérias. O médico cardiopediatra trata das doenças do nascimento, as congênitas (quando a criança já nasce com elas) e as adquiridas (que surgem a partir dos primeiros anos de vida).
Marcapasso
Marcapasso é um dispositivo que tem como função monitorar e regular a frequência cardíaca.
Ele atua através de impulsos elétricos que estimulam o músculo do coração e são emitidos quando o número de batimentos em certo intervalo de tempo está abaixo ou acima do normal.
Esses impulsos atuam para evitar problemas graves e de risco, como uma parada cardíaca. O implante do marcapasso é realizado através de cirurgia.
Eletrofisiologia Clínica e Invasiva
O coração é uma bomba eletromecânica. Para distribuir o sangue pelo corpo, necessita de um estímulo elétrico, gerado em uma região chamada nó sinusal. Alterações nesse processo podem acarretar problemas graves, como taquicardias (aceleração do ritmo cardíaco) ou bradicardias (quando a frequência do coração se torna lenta).
A Eletrofisiologia é a especialidade que tem por objetivo diagnosticar e tratar de forma precisa as alterações no sistema elétrico do órgão.